Organizando o menu do site

A questão da usabilidade e de um menu do site é um dos principais temas atuais no desenvolvimento web. Há muitos movimentos em relação ao impulso do desenvolvimento web para acomodar uma gama mais ampla de visitantes.

Diferentes setores da sociedade tomaram a iniciativa de melhorar seus sites para torná-los mais fáceis de usar. O governo tomou medidas legais para poder realizar leis que pretendem tornar os sites mais utilizados. As diferentes instituições envolvidas na educação, conscientização da informação e serviços públicos também estão caminhando para a usabilidade. O setor empresarial também caminha para o mesmo objetivo porque depende da geração e manutenção do tráfego. Estudos descobriram que a usabilidade está diretamente correlacionada com o desejo das pessoas de voltar a um determinado site. 74% das pessoas consideram a usabilidade como uma de suas principais considerações para voltar a um site. Tornar um site de negócios mais útil também dará à empresa uma boa imagem.

Contexto

 A principal razão pela qual há movimentos para melhorar a usabilidade dos sites é que uma grande parte dos usuários da Internet é prejudicada por algum tipo de deficiência. Na verdade, cerca de 20% de toda a população americana tem algum tipo de deficiência. Diante dessa situação, a Internet é considerada uma importante ferramenta na oferta de serviços e oportunidades a essas pessoas. A Internet tornou-se um meio de comunicação, disseminação e coleta de informações para essas pessoas.

Fatores de Usabilidade

Há muitos fatores a serem considerados ao desenvolver um site centrado no usuário. Esses fatores podem ser agrupados de diferentes maneiras e podem ser testados por diferentes meios. Abaixo estão listados alguns desses fatores:

menu do site

1) Acessibilidade

A usabilidade de um site é dependente e entrelaçada com sua acessibilidade. Acessibilidade refere-se à rapidez e facilidade de coleta de informações do site.

2) Tempo de download

Ninguém gosta de um site que demora muito para carregar. Muitas pessoas preferem um site de aparência básica que carrega rapidamente do que um site bonito que leva minutos para carregar.

3) Mecanismos de Feedback

Os sites devem ser capazes de fornecer avenidas que podem ser usadas por seus usuários para dar feedback. A coleta de feedback é muito importante para avaliar e melhorar um site.

4)Navegação

Links de navegação devem ser fornecidos e colocados adequadamente em todo o site para orientar os usuários sobre como coletar efetivamente as informações de que precisam no site.

Existem outros detalhes que precisam de atenção quando se trata de otimizar a usabilidade de um site. Este artigo tenta abordar um deles que é o arranjo do menu. O menu é uma ferramenta básica que os surfistas usam para ir de uma página da web para outra e acompanhar sua navegação.

Aqui estão algumas dicas úteis para organizar o menu do site.

1) Volte para os objetivos

Deve-se perguntar quais são os principais objetivos do site para poder determinar os links certos para colocar na barra de menus. A função básica do menu deve estar conectada com o objetivo principal do site. Um site que oferece uma variedade de produtos pode querer colocar as diferentes categorias dos produtos na barra de menu.

2) Páginas importantes

A barra de menu deve destacar todas as páginas que contêm informações pertinentes à finalidade do site. O conteúdo da barra de menus deve ser cuidadosamente escolhido para maximizar seu espaço limitado.

3) Coesão

Os itens devem ser colocados no menu de forma coesa. Trata-se basicamente de uma escolha que envolve a colocação correta dos itens de forma a dar a devida orientação aos usuários.

4) Fontes

Os usuários devem ser capazes de personalizar o tamanho das fontes de todo o site. As fontes que são colocadas no menu não devem ser muito pequenas ou muito grandes. Usar uma fonte diferente para o menu pode ser feito sob a premissa de que elas não se desviem muito das outras fontes.

A disposição do menu é apenas uma partícula em toda a ideia de usabilidade do site. As dicas acima são apenas formas básicas de modificar o menu para fornecer o máximo de orientação aos usuários e devem ser vistas no contexto de toda a imagem. Os demais aspectos da usabilidade devem ser considerados para poder desenvolver um site centrado no usuário.