Use Fontes Qualificadas para melhorar o site

Existem muitos fatores que afetam a usabilidade de um site como por exemplo fontes qualificadas. Para tornar os sites visíveis para os usuários, os proprietários de sites devem fazer uso de um design atraente e conteúdo funcional. O uso de fontes é um dos fatores que podem atrair ou afastar os visitantes de um site. Boas fontes são importantes porque afetam a rapidez com que os usuários podem ler qualquer conteúdo que esteja presente na tela do computador.

As fontes são usadas para fazer a maioria dos elementos da página da Web, como barras de navegação, botões, links e menus. É o texto que irá expressar a maior parte do conteúdo do site.

Atualmente, as fontes mais usadas na Internet são a Times New Roman, uma fonte serifada, e a Arial, uma fonte sem serifa. A vantagem principal das fontes com serifa é que é mais confortável ler no papel, porque as serifas ajudam a individualizar cada letra. No entanto, essa vantagem pode ser inutilizada quando as fontes são visualizadas em telas de computador, pois fatores como a resolução da tela podem afetar a clareza dos textos.

Então, como as fontes influenciam a usabilidade geral e a legibilidade de um site?

Fontes qualificadas

Duas categorias de fontes qualificadas:

1. Serifa

Estas são fontes qualificadas que contêm pequenos apêndices na parte superior e inferior de uma carta. Exemplos são Times New Roman, Century, Bookman e Courier. Estas são as faces de escolha a serem usadas para grandes quantidades de texto.

2. Sem serifa

Essas fontes qualificadas têm apenas traços de linha primários e possuem uma forma mais simples. Exemplos dessas fontes são Futura, Helvetica e Arial. Eles geralmente são usados ​​para frases curtas.

O estilo da fonte refere-se ao uso de elementos como itálico, sublinhado e negrito para dar melhor ênfase ao conteúdo de uma página. Não é aconselhável usar sublinhado em páginas da web, pois a maioria dos usuários está acostumada a associar sublinhado a links. O negrito deve ser usado de forma estratégica. O uso excessivo de negritos pode distrair o conteúdo, pois são extremamente visíveis. Como os itálicos não são muito legíveis na tela, eles devem ser usados ​​com pouca frequência, apenas o suficiente para dar ênfase e definição aos termos.

Evite usar tamanhos de fonte absolutos. Isso pode prejudicar a capacidade dos usuários de ajustar os tamanhos do texto para acompanhar as especificidades dos dispositivos de exibição que estão usando. Recomenda-se permitir que os usuários manipulem o tamanho dos textos, especialmente se pretender manter as páginas da web curtas.

A escolha das cores da fonte deve ser feita com cuidado, deve-se maximizar a legibilidade do texto em contraste com o fundo da página, diferenciando-o das cores usadas para links. Para fundos claros, deve-se usar fontes em preto, verde escuro, marrom escuro e azul escuro. Se o fundo for escuro, devem ser usadas fontes em branco, verde claro e laranja claro. Se possível, use apenas uma ou duas cores de fonte em uma página, excluindo as cores das páginas de link.

Existem imagens que parecem fontes. Evite usá-los. Existem várias razões pelas quais não se deve usar imagens .jpg ou .gif para adquirir efeitos especiais. Primeiro, as imagens demoram muito para baixar e, quando aparecem, a qualidade não é a mesma do texto produzido pelos navegadores. Em segundo lugar, geralmente há um problema ao redimensionar imagens. Terceiro, essas imagens não podem ser reconhecidas por navegadores habilitados para voz.

Diz-se que as fontes sem serifa devem ser usadas para designs de sites padrão e top de linha, especificamente o Arial e o Verdana. Recomenda-se usar a mesma fonte em toda a página, mas tamanhos de título podem ser adicionados e os subtítulos podem ser escritos em negrito para evitar monotonia. Novamente, é preferível dar aos usuários a capacidade de controlar o tamanho dos textos, uma vez que alguns dos usuários podem ter problemas visuais.

Alguns estudos mostram que fontes menores que 10 pontos obtêm uma reação mais lenta dos usuários. É aconselhável usar fontes com pelo menos 12 ou 14 pontos de tamanho quando se trata de pessoas com mais de 65 anos.

A qualidade de um site bem projetado é que ele pode ser acessado e usado por pessoas de todas as esferas da vida. Os sites da Web devem ser projetados para atender a todos que poderão visitá-los.